PJoteiros da Fronteira Oeste

"Se a Juventude viesse a faltar o ROSTO de Deus iria mudar"

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Integração das Pastorais da Juventude:


Dia Nacional da Juventude (DNJ)
  Barra do Quaraí e Uruguaiana





Eu vejo que a juventude tem muito amor”, e não só eu, mas sim todo mundo que esteve presente no dia 14/11 em um domingo, na Escola Marista Santana, onde aconteceu o 1° DNJ em nível de cidade em Uruguaiana.

Estiveram concentrados nessa escola, mais de 70 jovens das PJs das duas cidades, num total de 08 grupos de jovens diferentes, incluindo a presença da PJ Marista e do grupo de jovens da escola Nossa Senhora do Horto.

O encontro, que durou todo o dia, teve início às 08h30min com a chegada das PJs, já às 09h se realizou uma Celebração da Palavra, ministrada pelo seminarista Jonison............., após os jovens degustaram um lanche e em seguida “curtiram um som” da Banda Católica Davi. Dando seguimento foi proferida a Palavra de Deus do texto inspirador diocesano Cl 3, 12-17, em uma espiritualidade linda realizada pela PJ da  cidade de Barra do Quaraí e para encerrar as atividades da parte da manhã o Seminarista Jonison realizou uma reflexão sobre dois temas, “Ação de Graças e Reconciliação” que é tema do Centenário da Diocese e “Violência e Extermínio de Jovens”, tema nacional de todas as PJs do Brasil.

Ao meio dia, todos saborearam um belíssimo almoço feito por assessores das PJs, auxiliados por jovens adultos, onde foi degustado até picolé de sobremesa, a galera aprovou. Após o almoço, todos os grupos tiveram um tempinho para se organizarem para o término da gincana em homenagem ao Centenário da Diocese, que já acontecia fazia dois meses e no DNJ se comprovou as provas já realizadas e se apresentaram outras que foram guardadas para o dia.

Às 14h as atividades recomeçaram com as comprovações das provas da gincana que já havia acontecendo. Logo após, foi dado seguimento a gincana com as provas de realização no DNJ, como a do teatro, paródia, depoimento de jovens da primeira geração de cada grupo, histórias de pessoas das comunidades, etc.

Para finalizar, os jurados juntamente com a equipe de organização do DNJ, sentaram para realizar a contagem dos votos. Assim se descobriu a equipe vencedora, que foi a da comunidade São Francisco, segundo lugar foi à equipe da comunidade N. Srª do Rosário e em terceiro a equipe da escola Santana.

Dessa forma concluiu-se a gincana em homenagem ao Centenário de nossa Diocese. Dando continuidade ao DNJ, como o coordenador diocesano, Jorge Martins, não estava presente no encontro, pois foi participar da última reunião das PJs do Rio Grande do Sul (CRPJ), foi lida uma crônica que manifestava, tudo que nós jovens da PJ da Diocese de Uruguaiana sentimos, e passamos nesse ano de 2010 que foi um pouco turbulento mas muito gratificante e de grande conquistas.

Concluindo o DNJ, todos os jovens retornaram a capela para uma espiritualidade final, onde o seminarista Jonison encerrou o encontro e a equipe de organização, entregou a todos participantes do encontro, uma fita vermelha, para se colocar no pulso, como forma de marcar este grande acontecimento.

Fica então como agradecimento e estimas de muita perseverança a todos PJenses do BRASIL o refrão dessa canção:

“Tenho que gritar, tenho que arriscar / Ai de mim se não o faço.
Como escapar de ti? Como calar? Se tua voz me queima dentro?
Tenho que andar, tenho que lutar? / Ai de mim se não o faço
Como escapar de ti? Como calar? / Se tua voz me queima dentro?”

Abração:
Giovani de A. Moreira
Acessor jovem PJ
Email e MSN: giovani1moreira@hotmail.com
Twitter: @CONGUINHOOOO
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário