PJoteiros da Fronteira Oeste

"Se a Juventude viesse a faltar o ROSTO de Deus iria mudar"

sábado, 19 de novembro de 2011

Na simplicidade da visita, as PJs do RS saem em Missão no bairro Santa Marta






por Douglas Dias (PJ) 

 O começo desta segunda-feira foi marcada por um processo de preparação e depois de uma bonita mística, a juventude foi enviada para este momento de missão. Sete grupos, cento e cinquenta jovens, espalhando-se pela comunidade , escutando, conversando, observando, integrando-se, saíram em Missão!


As Missões são atividades que marcam toda a Igreja, inspirada pelo Jovem Jesus Cristo que sempre esteve em missão, realizando diversos acontecimentos que marcam a História da Humanidade, mas também se fazendo povo como a gente.  As Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul, também inspirada no Projeto de Vida de Jesus Cristo e em Comunhão com os seus 30 anos de Protagonismo e Coragem, saiu às ruas do Bairro de Santa Marta, em Santa Maria/RS, reafirmando seu compromisso com as Missões Jovens!

A Missão Jovem realizada foi amplamente trabalhada, discutida, sonhada... Na manhã de segunda-feira, todos os pjoteiros e pjoteiras que se encontravam no Acampamento dos 30 anos das PJs, formaram pequenas comunidades em prol desta Missão. Em forma de debate foram proféticos ao afirmarem que o compromisso era conhecer quem nos acolhe e desta forma, saímos às ruas conhecendo a história de luta pela moradia e ousadia na construção de uma sociedade justa e fraterna, que o povo de Santa Marta tem e nos partilhou. Visitamos diversas famílias, conversamos e conhecemos pessoas que estavam diretamente envolvidas há 20 anos, no processo de ocupação ao hoje chamado Bairro Santa Marta. Enquanto conversávamos, era notável a emoção e o orgulho que os moradores contavam os fatos na época da luta pela moradia neste local. Durante a Missão, a galera se mostrava muito motivada, com muito brilho no olhar, sorriso no rosto para ir na simplicidade, ao encontro de quem nos acolhe, para escutar e anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, Seu projeto libertador de vida para seu povo.


À Noite, celebramos os sinais de Vida e de Morte que encontramos em nossa Sociedade. A partilha dos pães pelos Coordenadores Regionais foi um momento bastante significativo para aqueles que se doaram para construir a Celebração destes 30 anos de Pastorais da Juventude no Rio Grande no Sul.

O Acampamento das PJs foi também um espaço Cultural. Com atrações como Teatro, Dança, Musicas e Entrevistas preparados pelas dioceses presentes, os pjoteiros puderam ter seu momento de vivência em comunidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário